quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O que é a Escoliose?

O que é escoliose?

A coluna vertebral vista por trás deve ser reta, alinhada. A escoliose é uma deformação morfológica da coluna vertebral nos três planos do espaço. Assim, a coluna realmente se torce, não somente para os lados, mas para frente e para trás e em volta do seu próprio eixo. Essa torção em maiores graus determina a gravidade da escoliose e a forma de ser tratada.
Classificação da escoliose quanto a forma da curva: curva simples, sendo esta à direita ou à esquerda (escoliose em “C”); Curva dupla, (escoliose em “S”). Lembrando que a direção da curva é sempre identificada pela convexidade da coluna.
Classificação das curvaturas escolióticas, podendo estas serem: cervicotorácicas, torácicas, toracolombares, lombares e lombossacrais.

Relacionando o grau da angulação da escoliose e o tratamento correspondente, temos:

1)0 à 10 graus: não há necessidade de tratamento fisioterápico.
2)10 à 20 graus: há necessidade de tratamento fisioterápico.
3)20 à 30 graus: tratamento fisioterápico e uso de colete ortopédico ou de Milwakee.
4)30 à 40 graus: uso do colete ortopédico ou Milwakee.
5)40 à 50 graus: somente tratamento cirurgico


6 comentários:

  1. tenho muitas duvidas ainda sobre a escoliose, descobrimos recentemente na minha filha. levamos ao ortopedista fizeram o colete Milwakee e ela esta usando ,mas não faz o tratamento fisioterápico e ai é que me preocupa será que só o colete resolve.por favor me responda . abraços e Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. OLá Rejane.Fico muito Feliz em lhe ter em nosso Blog.
    A falta de imformação sobre o assunto,não acontece somente com você,esse é o grande problema e que dificulta ainda mais a melhora do paciente.A escoliose não é divulgada em revistas,jornais e em rede de televissão.Fazendo assim o portador e familiares não entenderem nada sobre o assunto e muitas vezes chega ao hospital já com uma Escoliose acima de 45º.
    No começo o tratamento vai ser sua filha usar o colete recomendado pelo médico,ela também pode fazer sessões de RPG,para melhorar ainda mais a coluna.
    Verifique sempre que possivél o grau de curvatura que sua filha está,e lembre-se que a partir de 40º não se resolve mais com o uso do colete e nem mesmo com fisioterapias e Rpg;e sim com cirurgia.
    Muitos médicos deixam o paciente usar o colete mesmo após os 40º,e assim acaba a cada dia mais o grau evoluindo sem nenhuma melhora e dificultando para o procedimento cirurgico.
    Espero ter lhe ajudado e Esperamos você aqui sempre que tiver alguma dúvida.


    O Blog Escoliose Agradece.

    ResponderExcluir
  3. Rejane.Fique tranquila.
    Ainda essa semana vamos fazer uma matéria
    sobre o assunto,assim você vai conseguir entender perfeitamente do que se trata.

    O Blog Escoliose Agradece.

    ResponderExcluir
  4. A ESCOLIODE PODE AFETA O PULMÃO E OUTROS ÓRGÃOS?

    ResponderExcluir
  5. Oi boa tarde, sou Regina tenho 51 anos, sofro de dores terríveis no pescoço, pode ser escoliose?

    ResponderExcluir